Know-How
Práticas sustentáveis na padaria: tudo que você precisa saber
Home > Know-How > Práticas sustentáveis na padaria: tudo que você precisa saber
Dicas e medidas de como implantar práticas sustentáveis na padaria.
Em tempos de despertar para a consciência ambiental no mundo, os clientes buscam sempre adquirir produtos e serviços de empresas preocupadas com essa temática. Quem adota práticas sustentáveis dentro de casa e no dia a dia, com certeza, vai tentar consumir de empreendimentos ambientalmente responsáveis.
Por isso, é fundamental que as marcas se adaptem de vez a essa tendência mundial. Além de melhorar a imagem do estabelecimento comercial perante a comunidade, isso pode ajudar a fidelizar clientes, atrair mais compradores, gerar grande economia para o negócio e aumentar os lucros.
Se você acredita que chegou a hora de adotar práticas sustentáveis na padaria, não perca este conteúdo. Nós vamos apresentar medidas a serem implementadas, os benefícios dessa nova postura e exemplos de empreendimentos de sucesso. Se interessou? Então, continue a leitura e acompanhe!
O que é ser sustentável?
Muito se fala desse conceito atualmente, que pessoas e empresas defendem essa bandeira. Mas você sabe o que é ser sustentável? Aqui vai uma breve explicação. Ser sustentável é saber usar os recursos naturais que temos à nossa disposição, sem comprometer a disponibilidade deles para as gerações futuras.
O norte-americano John Elkington, a maior autoridade em responsabilidade corporativa atualmente, foi um dos porta-vozes do conceito de triple bottom line, conhecido em português como “o tripé da sustentabilidade”. Para ele, um empreendimento pode ser considerado sustentável se for:
- ecologicamente correto;
- economicamente viável;
- socialmente justo.
Ou seja, os consumidores mais conscientes querem saber qual o impacto ambiental, econômico e social que o produto ou serviço adquirido provoca. Se as empresas desejam prosperar nos negócios, é preciso pensar nesse tripé e começar a adotar algumas medidas.
Qual a importância de estabelecer práticas sustentáveis na padaria?
Tornar o seu negócio sustentável, hoje em dia, deixa de ser somente um diferencial e passa a ser uma necessidade. É preciso repensar a forma como nós usamos os recursos naturais diante da atual situação para garantir o sustento das futuras gerações.
Essas medidas ajudam a comunidade a se desenvolver, pois gera empregos e investimentos locais, a preservar o planeta e a obter lucro e prosperar nos negócios.
Por isso, estabelecer práticas sustentáveis na sua padaria é fundamental. Além de se mostrar uma empresa ambientalmente e socialmente responsável, adotar essas medidas pode tornar a sua gestão mais eficiente, diminuir o desperdício e criar uma melhor relação com clientes, funcionários e fornecedores.
O setor de panificação tem grande destaque no cenário nacional e cresce a cada ano. O segmento foi responsável por movimentar quase R$ 85 bilhões na economia brasileira. Hoje em dia, são mais de 63 mil panificadoras no país segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e esse número tende a crescer. É cada vez maior o número de empreendimentos desse tipo.
Dessa forma, investir em ações diferenciadas pode ajudar você a se destacar na concorrência. As práticas sustentáveis, por exemplo, são cada vez mais atuais e atraem um grande público preocupado com o planeta e a manutenção dos recursos para as gerações futuras.
Existem exemplos de empresas que adotaram essas práticas?
O estudo Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros em Sustentabilidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicou que 93% dos empreendimentos no país estão comprometidos com essa causa.
Além disso, mais da metade (54%) faz ações isoladas e sem planejamento e 29% adotam práticas sustentáveis planejadas ao longo do ano. Somente 1% dos empresários brasileiros admitiu não ter nenhuma ação nesse sentido. Ou seja, a preocupação com o planeta já é uma realidade dos negócios no país.
Se ainda tem dúvidas de como adotar essas práticas na sua padaria, vamos trazer agora alguns exemplos para você se inspirar. São muitos os de empresas preocupadas com a sustentabilidade e que adotam práticas simples no dia a dia para contribuir para a preservação do planeta. Veja a seguir algumas delas!
Padaria Brasileira
Localizada no Estado de São Paulo, a padaria Brasileira colhe os frutos de ações voltadas para a sustentabilidade. Eles decidiram economizar na conta de luz e de gás com o aquecimento a partir da refrigeração de equipamentos. Também usam água da chuva para fazer a limpeza do estacionamento e irrigar as plantas.
Além disso, produtos perecíveis próximos da data de validade que não foram usados são doados a instituições beneficentes e alimentos que iriam para o lixo são reutilizados. Por fim, fazem campanhas sazonais com frutas da estação.
Rede Premialy Padaria e Lancheria
A equipe investe em diferentes ações sociais, ambientais e culturais. Eles fazem campanhas de arrecadação de livros, doação de presentes de Natal para crianças e concurso de redação. Também têm um ponto de coleta de pilhas, de baterias e de óleo usado de cozinha em diferentes estabelecimentos.
Para incentivar o consumo consciente, a padaria dá de presente aos clientes sacolas retornáveis para aqueles que compram acima de R$ 100.
Chic Coiffeur
A fim de evitar o desperdício de produtos, esse salão de beleza localizado em Natal, no Rio Grande do Norte, usa um método desenvolvido por eles para medir a quantidade de material a ser usado no cabelo de cada cliente.
Por meio de uma análise do comprimento dos fios, eles conseguem economizar no uso de produtos, nas embalagens e no consumo de água. Os colaboradores também deixam de lado alguns itens considerados tóxicos, como o spray de unhas e cabelos.
Veuve Clicquot
A marca tem uma proposta de sustentabilidade para reduzir os impactos da produção de resíduos. Eles inovaram e vendem o champanhe para os consumidores em uma embalagem desenvolvida a partir de cascas de uvas e fibras naturais.
O produto é 100% biodegradável e reciclável. A empresa já havia criado em 2013 uma embalagem feita a partir do amido de batata.
Bimbo
Essa empresa é dona de marcas conhecidas pelos brasileiros, como a Pullman e a Nutrella. Recentemente, elas lançaram produtos que vêm em embalagens oxibiodegradáveis. Ou seja, elas contribuem para o descarte de resíduos, uma vez que esse tipo de material se decompõe em um tempo entre 3 e 5 anos.
Bambusa
Essa empresa de lingerie produz, desde o ano de 2010, peças íntimas orgânicas e sustentáveis. Isso porque o algodão usado na fabricação dos itens não leva agrotóxico. Também não há nenhum processo de pigmentação química, uma vez que ele já nasce colorido.
A marca tem ganhado cada vez mais adeptas e hoje em dia já comercializa os produtos em mais de 15 pontos em todo o país, além de vendê-las pelo site da empresa.
Trivelato Geradores
Essa empresa está localizada em Uberlândia, no Estado de Minas Gerais. Os criadores conseguiram desenvolver um motor para geradores produzido a partir do biogás proveniente de dejetos de animais bovinos e suínos.
Dessa forma, as fazendas criadoras desses animais conseguem ser autossuficientes em energia elétrica, o que contribui para uma diminuição do consumo feito a partir de outras fontes. O resíduo ainda pode ser usado como adubo na própria localidade.
Como você pôde perceber, são inúmeros os exemplos de empresas comprometidas com a sustentabilidade. Em alguns casos, as iniciativas partem de grandes ideias, mas em outras bastam apenas algumas pequenas medidas para já provocar uma grande diferença e impacto no meio ambiente.
Por que não começar a adotar essas práticas sustentáveis na sua padaria? Os benefícios vão atingir o seu negócio, os seus consumidores, ou seus colaboradores e os seus fornecedores. Tudo isso além de contribuir para a conservação dos recursos naturais para as gerações futuras. Experimente e você verá a diferença!
Quais os principais benefícios de sua padaria ser uma empresa sustentável?
Como já mencionado anteriormente, adotar práticas sustentáveis na sua padaria, ou em qualquer outro estabelecimento comercial, vai trazer inúmeras vantagens para o seu empreendimento. Veja algumas delas a seguir para você começar agora mesmo a implementar algumas medidas.
Diminui o desperdício
Saber reaproveitar o material já utilizado, fazer um controle de estoque eficiente, priorizar a safra e a sazonalidade dos ingredientes, doar alimentos perto da data de validade que não serão usados, armazenar de forma correta os produtos, entre outras medidas, ajudam a reduzir o desperdício. Consequentemente, o impacto na produção de resíduos também será menor.
Reduz o impacto ambiental
Para a produção de qualquer empresa, usa-se recursos naturais. Adotar práticas sustentáveis, no entanto, vai ajudar a reduzir e usar de forma mais racional e eficiente esses recursos. Reutilizar alguns produtos e fazer o descarte de forma correta ajudam a causar um impacto menor no planeta para as gerações futuras.
Motiva outras empresas
Aqueles empreendimentos comprometidos com práticas sustentáveis podem servir de exemplo e influenciar tanto o hábito dos consumidores quanto de outras empresas.
Gera mais lucro
As práticas sustentáveis podem trazer mais lucratividade para os empreendedores. Isso porque os recursos naturais são usados de uma forma mais consciente, o que ajuda a reduzir o desperdício e incentiva a reutilização.
Também há uma diminuição de custos como de água e luz ao adotar práticas ambientalmente preocupadas. Por fim, pode haver diferentes incentivos fiscais, como isenção de impostos e facilidade de acesso ao crédito, para empresas com esse diferencial.
Fideliza e atrai novos clientes
Mostrar-se como uma empresa social e ambientalmente preocupada pode ser uma estratégia de marketing para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que acreditam nas mesmas práticas. A sua padaria pode construir uma imagem de empreendimento sério e preocupado com o meio ambiente e a comunidade, além de se tornar uma referência na região quando o assunto é sustentabilidade.
Oferece mais qualidade de vida aos funcionários
Uma empresa social e ambientalmente responsável traz benefícios para o planeta, para o próprio negócio e para os funcionários. Atuar em uma empresa que adota práticas sustentáveis vai motivar os funcionários e aumentar a produtividade e melhorar a satisfação com o trabalho.
Como adotar essas práticas? Veja 14 dicas simples!
Vamos trazer agora umas ideias simples para você adotar práticas sustentáveis na sua padaria. Você vai perceber que, com pouco esforço e sem investimentos altos, é possível tornar o seu negócio ambientalmente preocupado. Confira!
1. Dispense copos descartáveis
Essa regra vale tanto para os funcionários do seu estabelecimento quanto para os clientes. No caso dos trabalhadores, você pode incentivar o uso de garrafinhas de água ou oferecer uma para cada um deles como brinde.
Já para os clientes, é possível usar copos feitos de papel ou algum outro tipo de material reciclável. Se for para o consumo na própria padaria, eles podem usar copos de vidro. Para o café ou chocolate quente, a regra é a mesma. Use xícaras de porcelana ou outro material lavável em vez de utilizar os descartáveis.
2. Elimine os canudos plásticos
Essa tendência começa a se espalhar em diversas cidades do mundo. No Brasil, o Rio de Janeiro foi a primeira capital brasileira a adotar essa medida na forma de lei. Estão proibidos os canudos plásticos em bares, restaurantes e quiosques. Há multa de até R$ 3 mil para quem descumprir a regra. Outras cidades, como Cotia, em São Paulo, também já adotaram essa determinação.
Atualmente, existem diferentes materiais bem menos nocivos ao meio ambiente do que o plástico. Se você quer ainda oferecer canudos como opção na sua padaria, é possível usar os feitos de papel ou os de metal.
3. Faça um controle eficiente de estoque
Essa é uma medida essencial para evitar a perda de produtos ou o gasto acima do esperado. Por isso, algumas práticas devem ser adotadas para garantir que não vai haver desperdício.
Tenha uma boa gestão do seu estoque, condicione os produtos de forma adequada (tanto os refrigerados quanto os que podem ficar em temperatura ambiente), respeite a sazonalidade dos alimentos e verifique a data de validade. Em uma padaria, o consumo de diferentes tipos de farinhas e de fermento é muito alto e fica fácil perder o controle.
4. Economize energia
Se a sua padaria tem um sistema informatizado, não se esqueça de desligar os computadores sempre que não estiverem em uso. Apague as luzes ao sair das salas ou enquanto o estabelecimento estiver fechado.
Faça um planejamento do ambiente para usar bastante luz natural, substitua lâmpadas comuns por aquelas de LED, evite a sobrecarga das instalações elétricas, use temporizador nos interruptores, troque equipamentos velhos, como freezers e geladeiras, ou que consumam mais energia do que o normal.
Busque formas de melhorar a eficiência energética do local. Há algumas iniciativas, como o Programa Sebrae de Eficiência Energética, para ajudar as micro e pequenas empresas a implementar projetos que visam um uso eficiente de energia e, assim, otimizar a utilização e evitar o desperdício.
5. Descarte o lixo corretamente
Ter uma gestão eficiente dos resíduos sólidos é fundamental para qualquer empresa. Para isso, é importante saber como desenvolver um plano de manejo, quais são os tipos de resíduos, qual a forma correta de descarte de cada um, entre outras questões.
Tente se inteirar sobre o funcionamento da coleta seletiva e do sistema de reciclagem da sua região, entre em contato com cooperativas de catadores. Além de reduzir a sua produção de resíduos, o descarte correto minimiza os impactos causados ao meio ambiente e promove a geração de empregos e renda e o bem-estar de toda a comunidade em volta.
6. Fique atento às práticas dos seus fornecedores
De pouco adianta a sua padaria adotar práticas sustentáveis e ser reconhecida entre os clientes por esse motivo, se os seus fornecedores tomam atitudes bastante diferentes das suas.
Por isso, procure por parceiros que adotam medidas a favor do meio ambiente. Assim, é possível construir toda uma cadeia produtiva mais sustentável — desde a utilização de matéria-prima até a venda do produto final.
7. Trabalhe com embalagens biodegradáveis
Em vez de oferecer sacolas plásticas para os seus clientes ao vender os produtos, tenha recipientes e sacos biodegradáveis — embalagens feitas a partir de matéria orgânica, como cascas de frutas, fibras de árvores e plantas.
Normalmente, elas são mais baratas se comparadas aos produtos comuns, além de trazerem uma boa imagem para a sua padaria. Experimente embalagens feitas a partir das fibras de coco, filmes plásticos produzidos com resíduos agroindustriais ou sacolas plásticas feitas de amido de vegetais.
Esses diferentes tipos de materiais já estão disponíveis no mercado e, além de serem ambientalmente sustentáveis, trazem grande valor para o seu estabelecimento.
8. Evite o desperdício de água
O processo de produção de pães e outros produtos de uma padaria envolve o uso da água. No entanto, sabemos que há diversas formas de economizar esse recurso. Por isso, use vassouras em vez de água para limpar a calçada e o estacionamento da sua padaria.
Se for necessário, implemente um sistema de captação da água da chuva para limpar o piso do seu estabelecimento.
9. Use produtos de limpeza biodegradáveis
Alguns produtos de limpeza disponíveis no mercado podem ser bastante nocivos ao meio ambiente. Por isso, dê preferência aos regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou aos biodegradáveis.
Na hora de escolher o fornecedor desse tipo de material, verifique a reputação da empresa, peça treinamento para se familiarizar com as melhores práticas para evitar mau uso e desperdício, entre outros problemas.
10. Incentive a colaboração dos seus funcionários
O sucesso de um projeto sustentável depende do comprometimento de todos os envolvidos. Para isso, envolva os seus colabores nesse processo, realize pequenos encontros, palestras e treinamentos para informá-los sobre as novas medidas.
Explique a importância dessas medidas para o bom funcionamento da sua padaria e para a preservação do meio ambiente. Vale a pena promover um programa de incentivos para que os seus colabores ajudem no cumprimento das metas estabelecidas.
11. Promova ações entre os consumidores e na comunidade
Desenvolver um cronograma de ações dentro da comunidade em que a padaria está inserida ou com os consumidores pode ter um grande impacto. Proponha atividades de limpeza do bairro, promova um dia sem sacolas plásticas, estabeleça pontos de coletas de algum tipo de resíduo, como pilhas e baterias, faça parcerias com a cooperativa de catadores de papel da região, entre tantas outras.
Dessa forma, o seu estabelecimento comercial consegue engajar e motivar a comunidade, atrair clientes e colaboradores interessados com a causa e se tornar referência na localidade.
12. Invista em um sistema de informatização
Investir na informatização do sistema da sua padaria pode ajudar a reduzir o consumo de papel e colaborar para a proteção do meio ambiente. Com ele, você consegue fazer a transmissão de pedidos até a cozinha de forma eletrônica, realizar pagamentos, emitir notas fiscais, fazer controle de estoque, entre tantas outras ações, sem gerar tanto resíduo.
13. Mantenha o sistema de refrigeração sempre regulado
Os equipamentos de refrigeração são os responsáveis por um dos maiores, se não for o maior, consumo de energia em uma padaria. Por isso, é importante acompanhar a temperatura das câmaras de frio e refrigeradores com frequência, além de balcões e expositores, se for o caso. Também é preciso fazer manutenções periódicas.
Se houver algum equipamento mais velho, é importante trocar pelos mais novos e com selo de economia de energia. Para isso, procure sempre por empresas reconhecidas e com ampla experiência no mercado de aquisição de equipamentos para padaria. Somente assim você conseguirá garantir um bom condicionamento dos produtos sem ter um gasto exagerado na conta de luz.
14. Apoie produtores locais
A medida vai contribuir com a economia local, além de ajudar a diminuir o impacto ambiental causado por situações, como o transporte de produtos e o incentivo a práticas não sustentáveis ambientalmente. Tenha sempre um relacionamento transparente com todos os seus colabores para gerar confiança e uma rede de sustentabilidade.
Como você pôde perceber, adotar práticas sustentáveis na padaria ou em qualquer outro estabelecimento comercial só vai trazer benefícios para a sua marca e agregar valor ao seu produto. Hoje em dia, são muitas as medidas a serem colocadas em prática e os produtos que adotam esse conceito disponíveis no mercado. Com comprometimento e pouco gasto, é possível dar início a uma nova forma de trabalhar preocupada com o futuro do planeta.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog